Menu fechado

Momentos da debutante

  As etapas a seguir é uma ideia de cerimonial, mas podem ser facilmente adaptadas para aquelas aniversariantes que desejam algo mais moderno

  1. Recepção

  Os convidados são recebidos e conduzidos até as mesas para aguardar o início da apresentação da aniversariante. Geralmente, nessa hora é servido um coquetel ou jantar, no qual os convidados podem desfrutar, ao som de uma boa música ambiente.

     2. Cerimonia

Ao fim do coquetel ou jantar, todos são convidados a ficar em seus lugares para receber a aniversariante. Nesse momento, a cerimonialista faz uma pequena abertura explicando um pouco sobre a importância do momento na vida da menina, como é a passagem da infância para a vida adulta ou qualquer texto que seja pertinente e escolhido pela família.

  A seguir, a família é convidada a se sentar em lugares previamente determinados. Em seguida, entra o cortejo (formado por quinze casais de amigos da aniversariante), que forma um túnel por onde a aniversariante vai passar. Para a entrada, a aniversariante pode escolher a música que desejar.

   Assim que a música tocar, a debutante passa pelo túnel e é recepcionada por seu pai, irmão, namorado ou amigo, dependendo da sua preferência. No momento a seguir, alguém de sua família lhe entrega uma joia, que simboliza a vaidade. Geralmente, a entrega é feita pelo pai, padrasto ou avô e pode ser uma joia de família.

   Depois, vem a troca do sapato, feita pelo pai (se a moça não tiver pai, pode ser feita pela mãe ou qualquer outro membro da família ou ainda pelo príncipe). Nesse momento, os sapatos baixos são trocados pelos altos, simbolizando que a moça está pronta para dar seus passos sozinha, pois já é adulta, e também é nobre, pois está usando sapatos com saltos altos.

  Algumas moças gostam, ainda, de passar uma boneca para uma menina mais jovem. Essa passagem significa que ela está deixando a infância para trás e aceitando seu novo papel na sociedade, de mulher adulta.

  A seguir, pode-se fazer uma homenagem às mulheres da família com a entrega de buquês de flores para parentes próximos, como a mãe, as avós, madrinhas e tias

    3. Abertura da balada

  Depois da parte formal do evento, que pode parecer um pouco longa, mas depende muito da historiada debutante – vem o momento de descontração, onde todos podem ir para a pista de dança e o coquetel pode voltar a ser servido. Também é o momento interessante para abrir uma mesa de doces ou chocolates.

 

Publicado em:Debutante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *